Anuncio

Desconto na conta de luz, saiba como pedir

Tarifa social

Desconto na conta de luz, saiba como pedir

Tarifa social. Este é o nome dado ao benefício concedido a diversas famílias brasileiras que dá desconto na conta de luz de suas casas.

Já sabemos que o custo de vida hoje já está alto, e ainda temos todos essas outras coisas para aumentar ainda mais nossos gastos. Muitos de nós cortados até mesmo alimentação para conseguir pagar as despesas obrigatórias, como é o caso da conta de luz.

Por isso é importante você saber agora, de uma vez por todas, como você vai conseguir esse benefício que te dará a oportunidade de pagar menos na sua conta de luz mensal.

O que é a Tarifa Social e quais são seus benefícios?

É um programa social do governo federal que dá descontos de até 65% do total da conta de luz. E para você ficar chocado, de acordo com Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cerca de 7 milhões de pessoas tem esse direito mas não sabem que tem.

Isso é devido a falta de informação sobre esse programa do governo federal. Entretanto, muitas das pessoas que até sabem que tem o direito a isso, não são elegíveis para o programa, pois a conta de luz não está em seu nome, e isso é requisito obrigatório para a sua concessão.

Quais os requisitos para solicitar esse benefício?

  • Famílias com renda familiar menor ou igual a meio salário mínimo inscritas no Cadastro Único;
  • Os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social) com 65 anos ou mais ou com deficiência;
  • Famílias pertencentes ao CadÚnico com renda de até três salários mínimos mensais e que possuam familiar portador de doença que obrigue o uso constante de equipamentos de uso intensivo de energia para tratamento.

A renda é calculada somando-se os rendimentos individuais de cada membro da família e dividindo-se o total pelo número de ocupantes do mesmo endereço. A residência também deve utilizar toda a energia elétrica que a Aneel disponibiliza, ou seja, sem desperdício.

Como fazer a inscrição no Tarifa Social?

Você deverá manter seu cadastro no CadÚnico atualizado, se cadastrar no programa, e terá a concessão dada automática.

Caso não receba, o que fazer?

Verificar se os dados estão atualizados no Cadastro Único, se a conta está no nome do responsável pela solicitação. Caso comprove que tudo está correto, dirija-se a uma unidade da sua cidade para melhores esclarecimentos.

Considerações

Caso você tenha direito ao benefício, corra atrás o mais rápido possível para adquiri ele. Hoje não está fácil para ninguém viver de forma tranquila, principalmente quando o assunto é dinheiro.

Se você não precisa do benefício, mande esse artigo para quem precisa, e ajuda a propagar essa mensagem.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários