Aprenda a diferença entre iOS e iPhone e defina o Android.
O ano de 2008 viu a introdução do sistema operacional Android, projetado para uso em TVs, tablets, carros e até telefones celulares.
E quanto ao Android?
É um sistema que tem a base no kernel do Linux. É mais um dos produtos do Google e foi desenvolvido com o intuito de ser utilizado em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Da mesma forma como são nos computadores, sistema operacional é algo que transforma o conjunto de peças em algo que seja utilizável, uma ferramenta de acessos a tarefas, aplicativos e vários outros.
Pode parecer confuso no início, mas o Android é simples de entender e muito importante nos dias de hoje, pois usamos nossos celulares constantemente. Você já ouviu frases como: “Esse já tem atualizações do Android garantidas”, “este já vem com Android 12” ou “não atualiza mais o Android”? Continue lendo para aprender mais sobre o Android em profundidade.
O Android é simplesmente um sistema operacional, que é o que dá a uma peça de hardware, no caso um smartphone (celular), “cara” e possibilita a interação do usuário. O Android é simbolizado por um pequeno robô verde.
Em um computador, o Windows é frequentemente visto como o sistema operacional, combinando todo o conjunto de componentes (processador, RAM, HD de armazenamento, placa-mãe, etc.). ) em algo que nós, o usuário, podemos controlar.
O mesmo vale para dispositivos móveis, que requerem um sistema operacional para funcionar. É aí que entra o Android para transformar a coleção de peças em uma experiência e uma ferramenta de acesso a outras tarefas.
O desenvolvimento do Android começou quando?
Embora o Android tenha sido lançado pela primeira vez em 2008, sua história na verdade começou em outubro de 2003. A Android Inc. foi fundada naquele ano por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears, Chris White e Nick Sears. em Palo Alto, Califórnia.
A intenção inicial do grupo era que o Android funcionasse como um sistema operacional de câmera digital. Reuniões com investidores revelaram, porém, que este mercado não tinha potencial, por isso a empresa mudou a sua ênfase para os telemóveis.
Não demorou muito e, em 2005, o Google adquiriu a Android Inc. por apenas US$ 50 milhões. O HTC Dream, anunciado em 23 de setembro de 2008, foi o primeiro gadget com a primeira versão do Android a chegar ao mercado, apesar dos inúmeros planos e mudanças ao longo do caminho (incluindo o lançamento do iPhone em 2007).
Por que existem tantas variações?
A tecnologia Android avançou de várias maneiras, seja através da adição de novos recursos de hardware (as partes reais do telefone) ou recursos de software (os recursos).
Portanto, uma nova atualização é lançada a cada ano para oferecer compatibilidade com os novos desenvolvimentos do mercado (fabricantes de celulares e outros dispositivos), bem como fornecer recursos que atendam às necessidades dos usuários.
O sistema operacional deve ser atualizado regularmente para garantir a segurança do dispositivo que você está usando, devido a falhas de segurança ou erros que podem ser usados maliciosamente são corrigidos nas versões mais recentes.
E qual o papel do iOS na narrativa?
O iPhone é o único smartphone que pode usar iOS, que é outro sistema operacional. Também foi usado no iPad, mas o tablet da Apple ganhou seu próprio sistema operacional, chamado iPadOS.
O Google possui o Android, o que permite que fabricantes de telefones como Samsung, Xiaomi, LG, Motorola e outros o utilizem. ) para executar o sistema operacional desejado no produto pretendido.
Esse processo também envolve personalização do fabricante, o que explica por que o software Android executado em um telefone Xiaomi é diferente daquele de um dispositivo Samsung. Além disso, por ser um sistema operacional de código aberto, as empresas são livres para criar recursos personalizados que possam agradar aos usuários.
Com quais outras plataformas o Android funciona?
Já é óbvio que o Android permite usar um telefone de quase todos os fabricantes, com exceção da Apple. Com o Android Auto, esse universo também é ampliado para incluir outros gadgets como tablets, TVs e até automóveis.
Isso é vantajoso em termos de prestação de serviços porque um grande número de desenvolvedores conhece a plataforma e em termos de usabilidade para o usuário porque já conhece o sistema operacional e não precisará passar por uma curva de aprendizado na hora de comprar um novo produtos.
As duas plataformas móveis mais populares são Android e iOS. Nada neste mundo impede que outra empresa se arrisque. Construir algo com a altura e a credibilidade que esses dois sistemas já proporcionam, porém, é necessário.
Quais são as principais características do sistema operacional Android?
Como o sistema operacional é baseado no kernel Linux, programadores, designers e produtores de equipamentos podem alterá-lo e adicionar novos recursos. Possui várias opções de suporte de mídia (AVI, MKV, FLV, MPEG4, etc.), bem como várias opções de conectividade (GSM, CDMA, Wi-Fi, Bluetooth). ) e formatos de imagem (JPEG, PNG, GIF, BMP e outros). Como o Android é um produto do Google, ele oferece suporte a todos os serviços que a empresa oferece e possui diversas APIs próprias.
Mais informações em (Android) e em (Geeksforgeeks)